Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66093

Compartilhe esta página

Título: Análise multitemporal da cobertura do solo utilizando sensoriamento remoto e aprendizado de máquinas: um estudo de caso em Barreiros/Pernambuco
Autor(es): SILVA, Tácito Richarles Ferreira da
Palavras-chave: Cobertura do Solo; Sentinel-2; Índices Espectrais; kNN; AHP
Data do documento: 21-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Tacito Richarles Ferreira da. Análise multitemporal da cobertura do solo utilizando sensoriamento remoto e aprendizado de máquinas: um estudo de caso em Barreiros/Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A crescente urbanização e a variabilidade climática intensificam os desafios relacionados a cobertura do solo no município de Barreiros, Pernambuco. Diante desse cenário, este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento espaço- temporal do uso e ocupação do solo nesta região abrangendo os anos de 2017, 2018 e 2021. A metodologia empregou técnicas de sensoriamento remoto, aprendizado de máquinas e geoprocessamento utilizando imagens Sentinel-2. Para tanto, foram estimados diferentes índices espectrais: Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), Índice de Diferença Normalizada da Água Modificado (MNDWI), Índice de Construção por Diferença Normalizada (NDBI) e o Índice de Solo Exposto (BSI). Paralelamente, utilizou-se a classificação supervisionada com o algoritmo k- Vizinhos mais próximos (kNN) para o mapeamento de classes de uso e ocupação do solo. De forma complementar, o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) foi aplicado para modelar a suscetibilidade às inundações na área de estudo, ponderando fatores condicionantes como hipsometria, uso e cobertura do solo, NDVI, densidade urbana e pedologia. Os resultados da análise multitemporal dos índices espectrais revelaram variações (1,30 %) na cobertura vegetal, (1,04 %) água, e uma contínua expansão das áreas urbanizadas construídas (9,97 %) e redução (7,64 %) do solo exposto ao longo do tempo. O mapeamento com kNN confirmou a notável expansão da área urbana e uma diminuição progressiva da área de água. A precisão do algoritmo demonstrou-se excelente (acurácia global de 95% em 2017, e 100% em 2018 e 2021 para amostras de teste), validando a qualidade dos mapas temáticos produzidos. O mapeamento de suscetibilidade a inundações via AHP identificou as regiões de maior risco concentradas em áreas de baixa altitude, ao longo dos cursos d'água e em zonas urbanizadas, oferecendo um diagnóstico espacial crucial para a gestão local. A modelagem multicritério AHP provou ser uma ferramenta valiosa para a avaliação e o planejamento territorial em Barreiros/PE. O estudo apresenta informações essenciais para o planejamento territorial e a gestão de riscos ambientais, capazes de subsidiar medidas eficazes de mitigação e a promoção de um desenvolvimento urbano mais resiliente e sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66093
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tácito Richarles Ferreira da Silva.PDF3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons